Placas de Sinalização
A sinalização vertical é formada por placas, fixadas ao lado ou suspensas sobre as pistas, avenidas e ruas, que transmitem mensagens aos usuarios. As mesmas são classificadas em três grupos, de acordo com sua função, sendo:
1. Sinalização de Regulamentação
As placas de regulamentação têm a finalidade de comunicar aos usuários as condições, proibições, restrições ou obrigações no uso da via. Suas mensagens são imperativas, e o desrespeito a ela constitui infração.
Exemplo: Proibido estacionar, proibido conversão a direita, limite de velocidade, entre outras....
2. Sinalização de Advertência
As placas de advertência têm por finalidade alertar aos usuários da via as condições potencialmente perigosas, indicando sua natureza.
Exemplo: Pista escorregadia, curva perigosa, etc..
3. Sinalização de Indicação
As placas de indicação têm por finalidade identificar as vias, os destinos e os locais de interesse, além de orientar condutores de veículos quanto aos percursos, destinos, distâncias e serviços auxiliares, podendo também educar o usuário.
Exemplo: Placas de rodovias onde consta a distancia faltante para chegar ao destino.
4. Placa de sinalização vertical:
A sinalização vertical informa aos usuários mensagens objetivando orientar, advertir e disciplinar a circulação dos elementos de trânsito ao longo das vias. Aplica-se em rodovias, áreas urbanas e estacionamentos. Pode ser confeccionada em alumínio, aço, com serigrafia ou aplicação de película em pleno atendimento ao Código Brasileiro de Trânsito (CTB).